11 possíveis erros de organização que você pode estar cometendo em casa e não sabe
Manter a casa arrumada é algo que apesar de ser simples na teoria, se torna praticamente impossível com a correria do dia-a-dia. Além do mais, certas manias pessoais ainda dificultam a organização da casa. Confira 11 desses erros e veja como corrigir alguns hábitos ruins. A lista foi elaborada pelo portal Good Housekeeping.
1. VOCÊ NÃO ANALISA O PROJETO ANTES DE COLOCÁ-LO EM PRÁTICA Quando as pessoas decidem organizar o armário, elas começam logo tirando todas as roupas das gavetas, sem antes pensar na funcionalidade do espaço ou planejar um sistema para mantê-lo organizado. Descubra de que forma seu guarda-roupa ficou tão desorganizado e crie um plano para evitar que isso volte a acontecer. Você pode, por exemplo, designar áreas específicas para armazenar diferentes tipos de produtos – e, claro, seguir esta determinação.
2. VOCÊ NÃO SE PREOCUPA EM ‘EVITAR’, APENAS EM ‘CONSERTAR’ Sim, é possível atacar a bagunça do armário do banheiro em um dia e resolver o problema rapidamente. No entanto, ao longo do tempo, você precisa pensar em prevenção, ou seja, evitar que aquela pilha de produtos inúteis se forma novamente – caso contrário, terá trabalho dobrado. Aprenda a comprar itens só quando precisar e não aceite produtos só porque são de graça se você não for de fato utilizá-los.
3. VOCÊ QUER ARRUMAR TUDO DE UMA VEZ
Se você resolver arrumar tudo ao mesmo tempo, a confusão será maior, com aquela impressão de que nunca termina, isso pode ser arrebatador e fazer você sentir como se não estivesse chegando a lugar algum. Conversar com um profissional organizador de interiores pode ajudá-lo a construir um método, e lembre-se que organizar e ajustar tudo de forma sistemática é mais eficiente.
4. VOCÊ COMPRA ORGANIZADORES ANTES DE SABER DO QUE PRECISA Muitas pessoas ficam animadas com a ideia de organizar e acabam comprando um monte de caixas e separadores que acharam bonitos ou úteis antes mesmo de saber o que elas querem por em ordem. No final, esses itens não arrumam e se juntam à bagunça. O melhor a fazer é montar um projeto antes, descobrir o que você precisa e criar uma lista de compras. Anote, inclusive, medidas e leve a fita métrica com você à loja para evitar compras erradas.
5. VOCÊ ACHA QUE UM PRODUTO IRÁ RESOLVER SEUS PROBLEMAS Organizadores não irão arrumar sua casa sozinhos. A melhor sapateira do mundo não vai funcionar se você não colocar seus sapatos lá de volta após usá-los.
6. VOCÊ NÃO SABE O QUE FAZER COM O DESCARTE Você fez uma limpa no seu armário e separou um monte de itens que não quer mais. Porém, não sabe o que fazer com eles. É preciso ter um plano de descarte para evitar que uma pilha de roupas e sapatos velhos fiquem empatando sua casa por semanas. Você pode escolher uma instituição de caridade e doar seus bens, separar os que estão em melhor estado e vendê-los na internet e descartar aquilo que não tem mais jeito (de maneira consciente).
7. VOCÊ TEM ESPAÇOS QUE ‘SERVEM PARA QUALQUER COISA’ Sua mesa de jantar raramente é utilizada para refeições, mas serve para todo o resto: armazenar papelada, enfeites que você não sabe onde por, chaves, etc. Quando há um espaço vazio na casa sem um propósito claro, ele tende a ficar cheio de bagunça. Procure limpar sua mesa diariamente, sem permitir que nada além da peça de centro fique lá. Se sua escrivaninha tem muitas gavetas, separe-as com etiquetas para cada coisa, como cartas, contas, etc.
8. VOCÊ DEIXA OBJETOS EM QUALQUER LUGAR ‘POR ENQUANTO’ Sabe quando você ganha um vaso de presente e não sabe onde colocá-lo, então decide deixá-lo em cima do balcão da cozinha só ‘por enquanto’, até decidir onde ficará melhor? Você só está adiando a decisão sobre onde irá armazená-lo. Lute contra este ímpeto e tome a decisão agora. Isso vale para praticamente tudo: chaves ao chegar em casa, correspondência que será lida depois, etc.
9. VOCÊ GUARDA COISAS PORQUE ACHA QUE VAI PRECISAR DELAS NO FUTURO Este erro é clássico, mas difícil de ser consertado, já que muita gente tem dificuldade em desapegar. Só porque algo é útil não significa que seja útil para você. Você pode comprar um item na empolgação e depois perceber que ele não se encaixa na sua casa. O mesmo acontece com roupas antigas que você acha que vai voltar a usar. Se está encostada no armário há mais de um ano, desapegue sem dó.
10. VOCÊ NÃO COMUNICA SEU SISTEMA PARA OS OUTROS Você acabou de organizar sua despensa e ela ficou um brilho. Porém, daqui a duas semanas, a bagunça voltou a tomar conta porque os outros membros da sua família ou os seus funcionários não conhecem seu esquema de arrumação. Etiquetar os potes é uma maneira de facilitar a vida deles, mas o ideal é orientar as pessoas sempre que possível.
11. VOCÊ NÃO DELEGA FUNÇÕES Depois de organizar seu armário, pense em quais são as tarefas necessárias para mantê-lo arrumado. As roupas precisam ser penduradas diariamente, outras peças devem ser passadas e dobradas, os cabides vazios precisam ser devolvidos para a lavanderia para trazer as roupas limpas de volta e as peças precisam ser lavadas. Quem irá fazer cada uma dessas coisas? Se você acha que será seu marido e ele acha que será você, ninguém acabará fazendo. Deixe isso bem claro.
Espero ter ajudado vocês! Caso tenham duvidas, contate-nos. Será um prazer conversar com vocês! Beijos, beijos